domingo, 18 de outubro de 2009

A Nova Zelândia é verde!!!!

Queridos,

Sei que a muitos não vão acreditar, mas sim, meu blog está no ar!!!!! Eeeeeee... Tudo bem, eu sei, logo logo eu vou estar de volta ao Brasil, e talvez muitos pensem que nem tem mais graça, mas prometo tentar recuperar o tempo perdido, ok?! Tá bom, a maioria não acreditou... é, não posso reclamar porque sei que não tenho razão...

Enfim, muitas coisas fizeram com que meu contato com o outro lado do mundo fosse um tanto complicado. Tentarei contar aos poucos. Quem sabe eu consiga terminar antes de voltar ao Brasil... hehehe

Ainda não sei como vou fazer para postar. Talvez eu vá escrevendo sobre coisas que eu lembre e coisas novas ao mesmo tempo... esse primeiro eu digitei no dia que cheguei. Dois meses se passaram, mas acho que legal nem que seja para registrar minhas primeiras impressões do lugar, com comentários atuais para não ser tão desinteressante!

Sobrevivi à travessia do Pacífico!!! Eeeee!!! O avião não caiu e não fui parar na ilha de “Lost”... O voo, por sinal, foi bem melhor do que o temido. Nenhuma turbulência durante as mais de 15 horas de viagem pelo céu. Até consegui dormir um pouquinho, embora os ônibus convencionais da 1001 e da Catarinense sejam bem mais confortáveis. Ao contrário do que muitos me falaram, não achei o serviço de bordo da Aerolíneas Argentinas ruim. Bem ok, por sinal.

A maioria dos brasileiros que estava no vôo ia para Austrália, mas especificamente Sidney. Eu e mais uns cinco descemos na NZ. Praticamente todos ficaram em Auckland, que é a maior cidade do país, embora a capital seja Wellington.

Mas, vamos as impressões do primeiro dia em Aotearoa (é como os Maoris – nativos do lugar – chamam o país). Total primeiras impressões, ok? Provavelmente elas devem mudar.

- A Nova Zelândia é verde!!!!!!!!!! Meu povo, olhando lá de cima, só dava pra ver um relevo super acidentado e muuuuuuuuito verde. Acho que vocês não estão me entendendo, é muito verde, mesmo. Pensa numa coisa verde. É mais!!! Até em Auckland, que é populosa, do alto o verde se sobressai as outras cores. Na hora eu pensei, “se depois disso, eu não for morar na copa de uma árvore, fico de vez em São Paulo!!!”. Ah, a impressão se confirmou em terra firme... tem muita área verde.
Passaram-se dois meses e, definitivamente, essa é uma verdade absoluta!!!! O país é praticamente inabitado!


- Fugi do frio do Canadá e vim parar em Rancho Queimado! Também pode ser Angelina ou qualquer outra pequena cidade catarinense colonizada por alemão ou italiano (só que aqui falam inglês) que faz frio, tem muito pasto que amanhece todo coberto de geada e aquele povo loiro de pele avermelhada – isso quando tu consegues ver alguém na rua por conta da baixa temperatura. Quando cheguei ao aeroporto de Auckland havia um simpático casal assim, segurando uma plaquinha com meu nome. De fato, eles poderiam muito ser algum tio-avô Stähelin, Schmidt, Kretzer... Foram eles que trouxeram eu e um chileno de lá até Taupo durante mais três intermináveis e cansativas horas de viagem de carro. Em terra firme, pude perceber que todo o verde é totalmente coberto por muita neblina. Muita! Me senti subindo a BR 282 rumo à Lages... No percurso passamos por umas duas cidades... pequenas... claro!
Beleza, a primavera começou no mês passado mas resolveu dar um frio que não se via há décadas por aqui. Legal, né? Dizem que em dezembro melhora, que é quando eu deixo o país!

- Os carros andam sozinhos aqui. Tudo poderia ser mais familiar se não fosse isso. Sim porque tu olhas pro carro e a pessoa que guia está do lado contrário... A mão inglesa faz tudo mais estranho, sem dúvida. Principalmente quando vem um caminhão lá na frente e tu estás do lado esquerdo da estrada (a vontade é gritar pro motorista: “volta pra mão certa”), ou quando vais atravessar a rua... (é um exercício consciente e repetitivo: “primeiro olha pra direita Camila, depois esquerda”). Mas se tu olhas e “não tem ninguém dirigindo”, pensa “ele tá parado, pode seguir”... é preciso cuidado, mesmo!
Confesso que isso ainda me é estranho e vira e mexe tento entrar do lado errado do carro.

- Onde estão as ovelhas???? E aquela história de 16 milhões de ovelhas para 4 milhões de habitantes?! Sim, porque durante a viagem que fiz por terra o que mais vi foi gado. Dezenas de pastos de boi, para três ou quatro de ovelha. Confesso, me decepcionei! Mas a Wendy (que me recebeu em sua casa nos dois primeiros meses.. . uma querida!) me explicou (ao menos foi isso que entendi... hehe) que depende a região do país. E que apesar de ter muito boi, sua carne é cara porque é para exportação.

- As casas têm todas as mesmas cores.
Sabe aquele cenário de filme ou seriado estadunidense, com as casas todas brancas e tons pastéis que variam do creme ao café-com-leite? A ousadia maior é o preto ou um marrom mais escuro nas aberturas e telhados!!! Tudo bem, o verde do mato compensa. As casas costumam ter árvores ao redor. Ah, ia esquecendo, a única coisa colorida que vi até agora foi na estrada. Uma fazenda (eu acho, apesar de não saber de que... não tinha placa, embora isso não fosse garantia de entendimento) que tinha uma bandeira rastafári, com um portão da mesma cor... e, mas para frente, pasmem, tratores e outras máquinas todos pintados com as cores verde, amarelo e vermelho!!! Hahahahahaha... o que seria aquilo, hein? Alguém sabe?

- Os neozelandeses são muito engraçados e solícitos. Pelo menos, todos os que encontrei até agora, se esforçaram horrores . Quando pedi, falaram devagar, repetiram, escreveram, soletraram (porque o sotaque é foda), fizeram mímica e desenharam... ah, e quando, mesmo assim, eu não entendo (sorryyyyyy!!!), eles se sentem super mal. Já até formei uma fila enorme (e ninguém reclamou ou olhou feio) em uma loja de eletrônicos enquanto o paciente caixa me explicava sobre o cartão para o celular e as tecnologias disponíveis. Já não entendo bulhufas disso em português, imaginem isso em inglês?!
Eles só precisam abrir a boca pra falar... porque além de rápido não se articula! É difícil entender o sotaque kiwi, definitivamente!

Bom, caríssimos, pra começar é isso. Juro que vou tentar ser mais presente e mais sucinta, ok?!

Saudades!

Beijos e cheiros!!!

21 comentários:

Mari disse...

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!! Nem acredito que esse blog finalmente nasceu!!! Estou esperando esse momento desde que embarcasse naquele avião!!!
hahhahahahha - uma postagem ja esta otimo para começar! e como eu desconfiava, escrevesse varias coisas que ainda não tinhas me falado! Não adianta, quando a gente escreve é uma coisa, quando a gente fala é outra!
I'M SO HAPPY KIWIIIII!!!!
(ja captasse como se posta com foto né?)
bjuuuuus!!!

Mari disse...

ps: o layout ficou muito legal!!! a foto ficou otemaaa!!!

Ila disse...

Xuxu! Adorei chegar em casa e ver que o link pra cá (ou "para a Cá"! hihihi) tinha subido da última posição! Vou adorar acompanhar tuas peripécias! Adorei o texto, as impressões, o layout...
Bem-vinda, Welcome, Bienvenue, Bien-venida!!!

Bisousss!!!!!

Felipe Silva disse...

Como sou brasileira e não desisto nunca, acessava teu blog toda semana pra ver se tinha alguma coisa. Aleluia!!! Posso continuar acessando toda semana ou recomendas que eu tente de novo só daqui a dois meses??? eheheheheheh E que porcaria é essa de escolher perfil??? Não consegui postar no OpenID (imagino que é no que eu me encaixo), perdi o comentário, tive que escrever de novo, xinguei esse sistema de selecionar perfil e, por fim, pedi pro Felipe usar a conta dele do Gmail pra poder deixar o comentário. Vê se dá um jeito nisso, né?!?!?!?! Beijão!!!

Camila Stähelin disse...

Mari: sabes que me consola que sei que tu serás uma leitora assídua (talvez uma das poucas) dos meus posts provavelmente não tão assíduos... hehehe...
(ainda tô aprendendo a mexer na ferramente, nega. calm down!).
Ila: brigada, negaaa!!!!
Magdaaaa: não acredito!!! adoro pessoas persistentes... hehehe... viu, em menos de um dia, um novo post. Volte sempre, please!
(guria, faço a menor ideia do porque não consegues comentar. Mas usa a conta do Felipe... hihihi)

Unknown disse...

Que legal! Li tudo (sério!) Tive uma aula boa de geografia com a Camila - já sei como são algumas partes da Nova Zelândia (e eu que pensava que era uma cidade imaginária das historias do pai, agora sei que ela é verde! uahauha) E eu também vou ler com frequência os teus textos! Boa sorte com o blog... Beijos, e até a volta!

Unknown disse...

oi kaka estamos com saudades

Unknown disse...

Finalmente saiu o blog, hein!!! Hehehehe... E eu achei que já tinhas desistido dele!
Ah! Serei uma leitora assídua, viu!
Saudade imensa.
Beijinhos.

Paolla Santiago disse...

Prima!! Que linda!!! Também li tudinho, e queria ler mais!!! Estamos com saudades! Aproveita tudo o que puderes! Te amamos!! Beijoss!!! Paolla (e também: Aquira, tia Cláudia e tio Paulinho)!

Renata e Sérgio disse...

Oi Camila!!!
Fico muito feliz com seu Blog,assim podemos ficar sabendo de suas novidades e aventuras na Nova Zelândia.É bom saber noticias de Vc, saber que esta bem,todos nós estamos com Saudades sua com certeza.
Assim fica mais fácil por que poderei ler e contar as suas noticias pro Serginho já que ele tem preguiça de Ler.
Mais tenho uma novidade pra Vc,seu Irmão se empogou comigo e Começou a Fazer Técnico de Enfermagem, estou muito feliz com isso por que esta bem interessado com a Coisa.Nunca pensei que isso era de interesse dele,já tirou até a carteira pra depois poder dirigir a Ambulância que ele insiste em dizer que é onde ele pretende trabalhar, olha se esse sonho é novo acho que sim mais seu interesse é tanto que parece mais um sonho de infância sabe, estou dando maior o apoio a Ele, que é como digo se temos vontade de Fazer Algo jamais devemos desisitir, pq nada é impossivel basta Querer.Isso é só olhar pra Vc.
Mesmo ele indo pra Aula a Noite não deixei de frequentar as Palestras do Centro todas Quartas-feiras por mais que trabalho qndo venho do Serviço vou lá.E Não tem um dia se Quer que eu tenha deixado de colocar o nome de todos e principalmente o seu no livro de preces, pq eu Creio que Vc com certeza alcancer seus objetivos, por mais que tenha suas dificuldades ai, por falta da Familia e de Amigos por perto vc Vai Conseguir td e vai vir dai com certeza Realizada.
Estamos Todas as Noites na net.
Beijos grande Renata e Serginho e um beijinho do Chico.
Otima semaninha pra vc, fica com Deus pois ele que vai te iluminar sempre....

Unknown disse...

Teu blog tá "bombando"!!! Hehehehe ;)

Camila Stähelin disse...

Ohhhh!!! Meus queridos!!! Saudades de todos...
Sandro: às vezes eu ainda acho que a Nova Zelândia é uma cidade imaginária, como nas histórias do teu pai... hehehe... prometo tentar escrever sempre, tá? Bjos pra todos na tua casa.
André: muitas saudades de vocês, também... ow, faz o povo aí de casa ler, hein?
Marineli: Eeeee, conseguiste comentar!!!! Pois é, nem eu acredito que a bagaça saiu... hehehe... bjos em todos aí.
Lola: que bom que tu passaste por aqui também. Saudades de todos... bjos em cada um.
Rê: Tô super feliz com as novidades!!!! Obrigada por tudo... e continue torcendo, acompanhando o blog e mandando notícias!!! Amo vcs! bjos

Renata disse...

Daí primaaaaaa!!

Aeeeeeeeeeeeeee...
Bem vinda ao mundo dos errantes, ciganos, atrapalhados,errados, porém muiiiiito felizes.
Aproveita a oportunidade e esse mundo maravilhoso que Deus nos deu e continue mandando notícias. Ano que vem estaremos aí e se ainda estiveres pela terra dos "stright ahiid" (sotaque mais terrorífico heheheh)nos encontraremos certamente.
Um beijo no coracao e te cuida ;-))

Caco disse...

Camila, querida,

Adorei a ideia deste primeiro post, escrito quando chegaste e com observações escritas meses depois. É interessante ver como a percepção das coisas e dos lugares mudam com o tempo - ou não.

O blogue te faz ficar mais pertinho, como se estivesse ali na esquina da Fradique com a Cardeal.

Um beijo de saudade
CACO

Anônimo disse...

E dai guria, por acaso não estás com vontade de comer uma costela gordacha? Legal esse blog, a Mari que me falou. Dei uma olhada assim de revesgueio, e adorei os comentários. Fico contente que estás bem, o problema com a lingua é normal não te desesperes.
Um abraço do tio Wilson.
Ah! fim de semana passada fui para os pampas visitar a Beatriz, tem uns xirú lá bom de copo a costela rolou solta.
Beijãoooooooo.

Renata e Serginho disse...

OI CAMILA!!
MUITO LEGAL SUAS FOTOS.
PARABENS PQ MESMO COM OS TOMBOS QUE A VIDA NOS DA VC MELHOR QUE NINGUEM MOSTRA Q CAI MAIS SE LEVANTA E LOGO ESTA PRONTA PRA OUTRA.
FICA COM DEUS.
BEIJOS GRANDE.
RE E SERGINHO...

Camila Stähelin disse...

Rêeeeeeeee: tinha certeza que tu comentarias algo. Tu que estás longe sabes o quanto é bom quando "os nossos" se manifestam. Minha vida tá uma incógnita, mas certo que nos encontraremos se eu tiver por aqui... Tenho um monte de coisa pra escrever ainda e prometo fotos, ok?
Caco: querido!!! queria muito te dar um abraço ali na esquina agora, mas acho que podes sentir, né?
tio Wilson: hmmmmmmmm... nem me fala de costela gordacha. Tô salivando em cima do teclado... hehehe... pode deixar que aviso o dia da volta pra uma dessas me esperar, ok? Adorei ver o tio por aqui!
Rê e Serginho: que bom que levantamos dos tombos, né?! ... e não tenho dúvidas de que muitos virão ainda... hehehe

Taiana disse...

Oi, Myd!

Finalmente notícias!!! Adorei as fotos! Que lugar maravilhoso!

Bem, quanto ao incidente... realmente, esta não é a tua praia! Gelo não é duna Camila! Hehehe

Bom saber que estás gostando daí, fazendo peraltices e te divertindo com o novo! E quando a solidão bater, escreva-nos!! Também estamos com saudades!

Te cuida,
Beijocas
Tai

Anônimo disse...

Camila, tio Wilson, o Ericson e a Luana casaram. O casamento foi simplesmente um "deboche".
Para encurtar conversa, até a bateria da Copa Lord tocou, isso as 3 da manhã.
Estamos todos bem, e com saudades.
Beijos.

Unknown disse...

Criatura, já desistiu do blog? Hehehehe... Bjos

Magda disse...

Notícias, notícias, queremos notícias!!! Nem parece blog de jornalista. Coisa mais desatualizada!!! eheheheheh Beijos!!!