terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A van das amigas

Depois de quase dez dias em Byron, Anita e eu começamos nossa viagem pela Austrália. Alugamos a van do vizinho para primeira parte de nossa trip, que vai de Byron Bay até Raibonw Beach, ou seja, seguiremos pela costa leste rumo ao norte. Só que antes de colocar o motor para funcionar foi preciso dar uma ajeitada (ou melhor, uma boa limpada) naquela que seria nossa casa pelos próximos dias... É que a bagaça (até aquele momento não tinha como chamar de nada diferente) tinha um cheiro de lavagem (sabem, comida de vaca e porco?), que fazia com que nos sentíssemos em uma estrebaria (isso para não dizer chiqueiro)... Claro que o vizinho (quase hippie, como definiu Anita) super não percebe ou não se importa com isso. Por sinal, ele limpou (disse) o carro para nós!!! Querido, né? A intenção até foi boa, mas não teve jeito, as prendadas meninas tiveram que dar uma melhorada no serviço.

Começamos de leve, com esponjinha e pano úmido, mas quanto mais limpávamos mais a sujeira ia brotando de todos os cantos e buracos imagináveis... E daí que a dona Lícia (a senhora minha mãe) baixou... olhei para Anita, que na mesma hora parece ter encarnado a dona Margaret (a senhora sua mãe) e sugeri “Vamos jogar água aqui dentro?!?!?”. “Demorou”, disse ela... e seguiu-se sábias frases do tipo “Se é para fazer, vamos fazer direito”, ou “Somos pobres, mas limpinhas”... foi então que descobrirmos que o mau-cheiro vinha de uma esponja podre grudada na lona que cobre a parte de trás do carro. Fizemos o favor de arrancar o negócio fora (lógico que sem autorização)... e depois de horas de esfregação com muita água, detergente e desinfetante nossa van até que ficou (quase) cheirosa. Podíamos agora nos encostar em qualquer parte do seu interior.


Tirando a esponja podre

Sem mapa ou guia (o que eu achei ótimo, embora a Anita não estivesse muito contente com isso), mas com um estoque considerável de incenso, fomos finalmente para a estrada. A primeira placa que nos fez querer para foi a que indicava para Kingscliff (Anita lembrou que a Parissa havia comentado sobre o lugar). Mas acabamos parando antes, em uma reserva chamada Cudgen, em Cabarita Beach.

Em Kingscliff

Como já estava escuro, resolvemos ficar por lá e procuramos um lugar onde também tinham outras vans e perto de um banheiro público para primeira noite... a chuvinha que caiu durante a madrugada fez com que a temperatura dentro do carro não atingisse a de um forno como o esperado. Até deu para sentir um friozinho e puxar o saco de dormir... mas pouco depois das 8h o sol expulsou a gente da cama e quando saímos do carro, o estacionamento lotado e a caminhadinha até a praia nos mostraram que estávamos num grande point do lugar, lotado de surfistas... depois do café da manhã, desbravar um pouco o local e tomar um banho de mar delicioso, era hora de continuar em frente.


Desbravando Cabarita Beach

E foi aqui que dirigi pela primeira vez do lado esquerdo da rua. Achei que passar a marcha com mão esquerda seria o ó, mas descobri que o mais estranho é guiar no que para mim ainda é a contra-mão... de qualquer forma, foi beeeem mais tranquilo do que imaginava. Partimos de Cabarita para Spring Brook (e chegamos sãs e salvas!). O lugar é uma reserva nacional onde fizemos uma trilha de 4km lindíssima, com várias quedas d’água e mil paradas para fotos.


Se preparando para trilha em Spring Brook

Por trás da cachoeira

De lá seguimos para Brisbane. De volta a uma cidade grande (e olha que nem é tão grande assim, mas já foi o suficiente para as amigas, que moraram os últimos meses em lugares minúsculos, se sentirem completamente perdidas em meio a tanta informação visual e poluição sonora). Como as pessoas aqui estavam sem mapa foi preciso mais de duas horas rodando (com direito a uma empurradinha na van, que resolveu dar uma falhadinha de leve) até encontrar o endereço da casa do amigo em que ficaríamos hospedadas. Menos de um dia na confusão urbana foi mais do que suficiente... acordamos e partimos...

8 comentários:

Anônimo disse...

Falhadinha de leve na van é? Não vão esquecer de verificar a água e o óleo, nem de abastecer... Vão acabar ficando na estrada...
Silveira
(Guarda do Embaú, Palhoça-SC)

Caco disse...

hahahahahaha
SENACIONAL seu relato de viagem.
Não vejo a hora de fazer parte dele também.
bjs

Ila disse...

Fiz uma trilha na neve e só lembrei de ti, Nêga! Viu? Até tem coisas que tu ias gostar de fazer na neve, hahaha!
Desculpa não ter mandado o email com os telefones, mas meu pai chegou no dia seguinte que a gente conversou e minha cabeça saiu do ar totalllmente! Adorei a limpeza da van, adorei as fotos das trilhas, adorei o relato do Ano Novo e dos dias que a ele se seguiram!
Curta tudo, lindona da minha vida. E guarda um pouquinho da vontade de abraço que eu estarei te esperando na Ilha.

Beijosssss pra ti e pra Anita!

Mari disse...

QUE DELICIA DE VIAGEM NEGA!!! MUITO A TUA CARA!!! Aproveita muito, essa aventura vai acabar rendendo inumeros relatos tão gostosos de ler quanto esses que vens publicando!!!
Toda a sorte do mundo pra vcs na estrada e se cuidem!!!! bjus mil!
(ai como a saudade é foda, né?)

Carol disse...

amiga, to adorando acompanhar o teu roteiro turístico. Faz a gente se sentir um pouco pertinho de ti...
Imagino q deves estar amando tudo...
Curte aí o máximo possível..
To te esperando..
Beijinhos.

Magda disse...

Oi Ca,tudo bem??? Pelo jeito está tudo ótimo, né? Você realizando seus sonhos... É isso que vale!!! Mas estou aqui pra te desejar um feliz aniver só algumas horas adiantado, pois estou indo viajar daqui a pouco e não sei se vou ter acesso a Internet amanhã. Bom, a única coisa que vou te desejar é muita, mas muita saúde mesmo, porque eu sei que todo o resto que tu quiseres vais correr atrás e alcançar, ou não te chamas
Camila Bruna, né?! eheheheheheheheh És guerreira, e sei que essa é só uma das primeiras das muitas histórias de vida que ainda vais ter pra contar. Se bem que desde quando eu te conheci sempre tivesse muita aventura pra contar... eheheheheheh Te adoro. Beijão meu e do Felipe, diretor do Lemons´ Bag!!!

Tai disse...

Prima querida,

Como temos uma diferença significativa de fuso e sei lá quando vais poder acessar a net...

Desejo-te um feliz aniversário, muita saúde, paz, um lindo amor, e que sempre aconteçam muitas coisas boas e surpresas agradáveis na tua vida!! Que tenhas mais um dia intenso como os últimos que tens vivido por aí! Seja feliz!!!!

Beijocas e um abraço bem gostoso de um feliz aniversário!!
Tai

Unknown disse...

Nega, parabéns (atrasado)!!!!

Muita saúde, disposição, coragem e dindin no bolso pra realizares muitas e muitas viagens tão boas ou melhores que essa. Espero que estejas e sejas muito feliz pra seeeeeeeempre!

Será que eu já disse que TE AMO?!?!? :)

Abraços muuuuito apertados e mil beijinhos da família aqui.